Preparando o seu intercâmbio na Espanha e ainda não escolheu a cidade?
Conseguir alugar um imóvel em Madri é complicado. Apesar de ser uma cidade internacional, com estudantes de todas as partes do mundo, além da procura ser maior que a oferta, as exigências para se alugar um imóvel acabam dificultando a vida de quem está chegando. As imobiliárias exigem as “nominas”, que são comprovantes de pagamento salarial e não costumam aceitar nenhuma garantia de pessoas que estejam fora da Espanha.
Com muita sorte, conseguindo conversar diretamente com um proprietário, pode até ser possível pular toda a burocracia. Porém, o que você certamente não vai escapar é do pagamento do depósito. Normalmente, proprietários e imobiliárias pedem 2 meses de aluguel. Para quem está chegando o melhor é procurar uma vaga (compartir), porque além de pagar menos, encontrará menos burocracia para alugar. As vagas costumam ser alugadas por agências como Spotahome, proprietários ou pessoas que já alugaram e querem dividir. Além disso, os gastos com luz e internet, normalmente, estão incluídos.
Os melhores sites para busca de apartamento ou vaga em Madri são: Idealista e Fotocasa. Os preços variam de acordo com a zona da cidade. A zona central é a mais cara e um quarto pode custar o mesmo que um apartamento de 50 metros quadrados em zonas mais afastadas.
Um dos pontos altos da cidade de Madrid é a sua oferta de transporte público: metrô, ônibus, trens, metro ligero e cercanias. O mais vantajoso é fazer um cartão e pagar mensalmente. Para quem ainda não completou 26 anos, o preço é reduzido: 20 euros mensais e o cartão poderá ser usado da zona A até E. Para fazer o cartão é necessário agendar uma hora no site do Consórcio Transportes Madrid Aqui você também poderá ter informações sobre outros serviços de transporte público da cidade.
Sem dúvidas, se você não quer gastar muito, comer na rua não é a melhor opção. Para economizar faça as compras semanalmente e aproveite as promoções. Com 20 euros semanais, você leva para casa fruta, carne, leite e pães. Sempre vale a pena dar uma comparada nos preços. Mercadona costuma ter os preços mais em conta, enquanto, Carrefour e El Corte Inglés, os mais altos.
A cidade tem uma oferta cultural recheada e para todos os gostos. Alguns museus em determinados dias ou horários oferecem entrada gratuita. Cinema, teatro, festas, feiras, toda semana e fins de semana tem alguma coisa acontecendo na cidade. Programação gratuita e paga. E claro, bares e mais bares para comer as famosas tapas espanholas. E aí, Madri tem a sua cara? Será o seu destino? Se você viveu ou vive em Madri compartilhe sua experiência com os nossos leitores.